A tenista portuguesa Michelle Brito venceu a número 3 mundial, a russa Maria Sharapova, na segunda ronda de Wimbledon (6-3 e 6-4). A jogar a um nível muito alto, Michelle venceu a primeira partida em 35 minutos, quebrando por duas vezes o serviço a Sharapova, que só conseguiu vencer um jogo de serviço da portuguesa, para um parcial de 6-3.

PERFIL: Michelle Brito, a gritar nos courts desde os três anos

Na segunda partida, Michelle manteve a consistência, vencendo os seus jogos de serviço e conseguindo um primeiro break para 3-1. Pouco depois, a perder por 4-2, Sharapova evidenciou algumas dificuldades físicas e pediu uma interrupção de jogo, sendo assistida nas cabinas.

A paragem pareceu desconcentrar a tenista lusa, que por momentos esteve em risco de perder a vantagem perante a russa. Ao segurar a vantagem com 5-4, e a servir para fechar o encontro, Michelle Brito viu Sharapova anular quatro match points, antes de fechar a partida, num segundo set de 59 minutos, para uma duração total do encontro de 1 hora e 34 minutos.

«É a maior vitória da minha carreira», reconheceu a portuguesa

Michelle Brito vai agora defrontar na terceira ronda, a italiana Karin Knapp, 104ª do ranking mundial, que afastou a Luce Safarova em três sets, com 4-6, 6-4 e 6-4.

No court número 2 do complexo londrino, a tenista portuguesa, última representante nos quadros principais, depois das eliminações de Gastão Elias e Maria João Kohler, acabou assim de causar mais uma sensação nesta edição da prova, numa ronda do quadro feminino que já estava marcada pelos afastamentos de Caroline Wozniaki, Ana Ivanovic e de Victoria Azarenka, esta por lesão.

Razia em Wimbledon: sete baixas por lesão nesta quarta-feira

Sharapova elogia Michelle Brito: «Ela jogou mesmo bem»

Michelle Brito é a número 131 do ranking mundial tendo vindo do qualifying. Na primeira ronda, afastou a norte-americana Melanie Oudin, 123ª do mundo, com os parciais de 7-6, 1-6 e 6-4.

Já Maria Sharapova, vencedora da prova em 2004, e finalista em 2011, sentiu algumas dificuldades para afastar a francesa Kristina Mladenovic, 37ª do ranking, com os parciais de 7-6 e 6-4. Foi o primeiro confronto de uma tenista portuguesa com Maria Sharapova, e também a primeira vez que um representante luso afasta um número 3 do Mundo em partidas oficiais.