Para quem acha que o futebol é coisa simples, o site The Math and Physics of soccer prova que não é bem assim. Vários são os «fenómenos» que acontecem dentro de campo e que, numa primeira análise, parecem não ter explicação. O site que decobrimos, e ao qual recomendamos uma visita, alia o futebol à física e, na base da ciência que estuda as leis básicas da natureza, explica por que é que, por exemplo, as «bombas» do internacional brasileiro Roberto Carlos ganham aqueles efeitos extraordinários.
Não será muito fácil, para quem não domina a área, descodificar as diversas equações em que se baseiam a maioria das explicações. Para isso, sugerimos um pouco de esforço, até porque o objectivo da página não é simplificar, mas sim descodificar por completo enigmas que à partida desconhecemos.
Conhecer e entender a forma de uma bola de futebol, perceber por que é que um potente remate, como os de Roberto Carlos, faz a bola tomar estranhos efeitos, ou de que forma é que a altura a que se realiza um jogo de futebol pode influenciar os remates dos jogadores, ficar a saber como é que a temperatura da bola influencia a trajectória de um remate. Isto e muito mais é que pode descobrir neste site, cujo cartão de visita é a cara do famoso físico Albert Einstein.
Mas também há algumas curiosidades que pode ficar a saber, como, por exemplo, que o Prémio Nobel da Física em 1922, Niels Bohr, que muito contribuiu com as suas investigações sobre a estrutura atómica e as radiações, também se notabilizou como excelente jogador de futebol.
Afinal, como Einstein disse um dia «é possível ser-se esperto e jogar futebol também»...