À margem dos resultados e das notícias do dia-a-dia, o site «Football Culture» (www.footballculture.net) é uma das moradas mais interessantes que há na net sobre o desporto-rei. Não se fala de equipas em concreto, nem tão pouco dos golos dos craques, mas da própria cultura que rodeia o jogo... o comportamento dos adeptos, uma perspectiva diferente dos grandes estádios mundiais, a explicação sobre as cores dos principais clubes e muito mais.
Sabia, por exemplo, que a alcunha «Bafana Bafana» pela qual é conhecida a selecção sul-africana é um termo utilizado em zulu para designar pequenos rapazes? A história está toda no «Football Culture». Se preferir, pode ler a explicação sobre a lealdade dos adeptos às equipas sofredoras ou dar uma espreitadela pelo guia das cores do futebol. Ele há equipamentos para todos os gostos e, quem passar pelo site, pode dar a sua opinião sobre qual o pior de todos.
Assunto é o que não falta no «Football Culture» e até o encontro que juntou os adeptos antes do jogo Portugal-Inglaterra pára por lá. Já agora um conselho: dê uma vista de olhos pelas fotografias das balizas que se vão erguendo por esse mundo fora. Aproveite e veja as outras todas... vale a pena.
Mas a secção que é capaz de lhe roubar mais tempo é a que diz, lá em cima, «Games». Já desconfia o que é, não? Pois é isso mesmo. Jogos e mais jogos, a pedirem especial atenção. Tente apanhar a bola que anda por lá a fugir ou então a outra que se esconde, ao estilo do «Onde está o Wally?». Mais uma dica: não perca o Pitch Invaders.