O médio do Barcelona Xavi Hernandez foi distinguido pela Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS) como melhor playmaker de 2009, à frente do seu colega de equipa, o argentino Lionel Messi, e do brasileiro Kaká (Real Madrid).
Cristiano Ronaldo é o único português nos 20 primeiros, ocupando a sétima posição, atrás de Iniesta, Gerrard e Fabregas e à frente de Lampard, Pirlo e do argentino Verón que fecha o top-ten.
A distinção a Xavi, que conquista o prémio individual de maior relevo da IFFHS, permite à Espanha fazer praticamente o pleno, já que Casillas venceu na categoria de guarda-redes, Vicente Del Bosque foi distinguido como o melhor seleccionador do ano e Josep Guardiola como o melhor treinador de clube. O Barcelona venceu o prémio para equipa do ano, sendo o japonês Shinij Okazaki a única excepção na lista, por ter ganho o prémio de goleador mais eficaz do futebol internacional.
Xavi, que já tinha conquistado este prémio no ano passado, vai ser distinguido na gala da IFFHS, a 1 de Fevereiro, em Londres.