O técnico nacional de sub-20 não tem dúvidas em elogiar o desempenho da sua equipa no Mundial da Colômbia, que terminou com o segundo lugar e dois prémios individuais. Ilídio Vale lembrou que Portugal não era favorito, mas que sempre soube olhar na cara de qualquer adversário.

«Quero felicitar os jogadores portugueses, porque fizeram um Mundial brilhante. A minha equipa não era a favorita, mas nunca nos amedrontámos nos jogos», defendeu Ilídio Vale, após a final perdida por 3-2 para o Brasil, que considerou «um bom vencedor».

Com os prémios FIFA atribuídos a Mika, melhor guarda-redes, e Nélson Oliveira, segundo melhor jogador do torneio, o treinador considerou que são apenas dois exemplos do talento que reina na jovem equipa.

«Este Mundial permitiu revelar vários jogadores portugueses, como foram os casos do Mika, Danilo e Nélson Oliveira. É a prova que Portugal tem excelentes jogadores para o futuro», reiterou.

Relativamente à final, Ilídio Vale considerou que «as condições físicas condicionaram o resultado», uma vez que tinha «três jogadores muito cansados», mas que nada teve a ver com o facto de jogar em altitude: «Não me pareceu que tenha condicionado a equipa. Aliás, no prolongamento, tivemos uma excelente ocasião para marcar e no tempo regulamentar várias possibilidades para vencer o jogo. Mas falhámos na concretização.»