Ilídio Vale, treinador nacional da selecção de sub-20, vice-campeã mundial, comenta a participação de Portugal no campeonato da Colômbia, em declarações à chegada ao aeroporto de Lisboa, nesta segunda-feira:

«Disputámos um Mundial com muita humildade, dignidade e coragem. Queríamos ser campeões, merecíamos ser campeões e podíamos ter sido campeões, mas numa final qualquer um pode ganhar e ganhou uma boa equipa. Temos o sentimento de dever cumprido.»

«Este resultado, se alguns ainda tiverem dúvidas, é esclarecedor do valor desta equipa, a melhor da Europa em prova, vice-campeã do mundo e com o registo de seis jogos sem sofrer golos. Não restam dúvidas sobre a qualidade dos jogadores, com quatro distinções individuais entre os principais nomeados. Estes são os factos do Mundial.»

«Sabíamos que não eramos os mais talentosos mas sabíamos que podíamos ser os mais fortes. Foi o lema desta grande equipa, pois provámos que somos uma grande equipa. Lutámos até ao último minuto.»

«Em Portugal há um grande investimento na formação, sobretudo ao nível dos clubes grandes, e trabalha-se bem. A grande questão é o hiato entre o último ano de júnior e o início da carreira profissional.»

«Quero também deixar uma palavra de agradecimento aos jogadores que também nos ajudaram muito e que, por incapacidade física ou por opção técnica não puderam estar. A todos eles o meu obrigado. Ajudaram-nos muito a chegar aqui.»

Enchente no aeroporto para recepção aos heróis

Nélson Oliveira e Mika querem mostrar valor ao Benfica

Nuno Reis e Cédric esperam mudar visão dos clubes portugueses