Já vimos de tudo. Pedras, moedas, isqueiros, telemóveis e bolas de golfe. Mas agora há um novo objecto que pode vir a suplantar todos estes entre os preferidos pelos adeptos para serem arremessados para o relvado quando as coisas correm menos bem. A pasta de dentes. Isso mesmo. A julgar pelo relatório de um árbitro num jogo do Brasil, pode estar aí a nova moda para a temporada que agora começou.

Aconteceu no embate entre o Botafogo e o São Paulo no Brasileirão que terminou 2-2. O inusitado objecto foi arremessado do sector da bancada dos adeptos cariocas, no final do jogo, na direcção da equipa de arbitragem. Mas não acertou, como descreve, meticulosamente, Sandro Meira, no seu relatório.

«Ao término da partida, enquanto a equipe de arbitragem se encaminhava em direção ao vestiário, foi atirado em nossa direção, a partir de onde se encontrava a torcida do Botafogo F.R., um tubo de pasta de dente de 30 gramas. Informo que o referido objeto não atingiu a equipe de arbitragem, passando ao lado da mesma», lê-se no relatório do árbitro.

Quanto à presença de tão estranho objecto nas bancadas, estará certamente relacionada com a promoção de uma marca de produtos de higiene bocal que distribuiu gratuitamente algumas centenas de embalagens, à entrada do estádio, entre os adeptos.