O homem mais rico do futebol britânico já não é Roman Abramovich. O dono do Chelsea foi ultrapassado por dois outros magnatas que investiram recentemente em clubes da Premier League, de acordo com a classificação anual dos 100 mais ricos elaborada pela revista «Four Four Two».
Na frente do «ranking» está agora o sheik Mansour Bin Zayed Al Nahyan, que em Setembro assumiu o controlo do Manchester City e tem uma fortuna estimada em 15 mil milhões de libras, qualquer coisa como 16,3 mil milhões de euros.
E ainda há mais. Em segundo lugar surge o indiano Lakshmi Mittal, que em 2007 adquiriu 20 por cento do Queens Park Rangers, o clube que tem no banco o português Paulo Sousa. Abramovich vem a seguir, com uma fortuna estimada de 7 mil milhões de libras.
No que diz respeito a jogadores, o «ranking» da «Four Four Two» mantém David Beckham na frente, com uma fortuna estimada de 85 milhões de libras (92 milhões de euros). Ainda assim, o médio inglês é apenas 38º no «ranking» geral. O segundo jogador é Michael Owen (40 milhões de libras), o terceiro Wayne Rooney (35 milhões).
Cristiano Ronaldo, o único português no «top 100», aparece «apenas» no 11º lugar do «ranking» de jogadores (87º no total), com 18 milhões de libras, 19,5 milhões de euros.