Adeptos do futebol inglês promovem nesta quarta-feira em Londres uma marcha de protesto em relação aos preços dos bilhetes da Premier League. A iniciativa, organizada por associações de «supporters» de todo o país, coincide com o anúncio das datas da competição, nesta manhã.
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Segundo uma dessas associações, a «Spirit of Shankly», de Liverpool, acusa o espírito de «ganância» dos responsáveis pelo futebol profissional, lembrando que a Premier League tem registado aumento de receitas, patrocínios e direitos de TV, mas que isso não se tem refletido no preço das entradas, que também continua a aumentar.
A manifestação já recebeu o apoio de outras organizações de adeptos, como a Football Supporters Federation, que lembram os protestos recorrentes dos últimos anos: «A iniciativa de hoje sublinha o que os adeptos vêm dizendo há muito tempo, que os bilhetes são demasiado caros em muitos clubes», afirma um porta-voz daquela organização, citado pela Sporting Intelligence.
Uma delegação dos manifestantes tem previsto, nesta tarde, um encontro com o diretor executivo da Premier League, Richard Scudamore, para debater a questão. No entanto, segundo um estudo da Sporting Intelligence, a política de preços das entradas é decidida caso a caso, pelos clubes, e não centralizada pela Liga. Isso explica a grande variedade de preços nos 20 clubes do escalão principal: um bilhete anual no Manchester City pode ser adquirido por cerca de 350 euros, mas no Arsenal, o lugar anual mais barato vale três vezes mais, 1150 euros. O Emirates é o estádio mais caro do futebol inglês, com entradas para determinados jogos a custarem até 150 euros.
O recente sucesso do futebol alemão, que segundo os seus dirigentes assenta numa política centralizada de bilhetes acessíveis para todos os adeptos, tem sido apontado como contraponto à visão excessivamente comercial dos responsáveis da Premier League. O campeão europeu Bayern Munique, por exemplo, vende lugares anuais a menos de 120 euros, menos de metade do lugar anual mais acessível para o campeonato inglês.
Segundo o estudo da Sporting Intelligence, Liverpool (830 euros), Tottenham (920) e Arsenal (1150) têm os lugares anuais mais caros da Premier League, enquanto Manchester City (350), Aston Villa (380) e WBA (410) têm as entradas mais acessíveis. Para 2013/14, o maior aumento médio das entradas é do promovido Crystal Palace. Oito dos 20 clubes da Premier não aumentaram os preços de uma época para a outra, entre eles os candidatos ao título, Chelsea, Arsenal e Man. United.