O Manchester City foi a Sunderland perder pelo terceiro ano consecutivo, sempre pelo mesmo resultado (0-1) e, assim, permitiu que o vizinho United, que ganhou ao Newcastle (4-3), elevasse a diferença para sete pontos no «boxing day», antes da última jornada do ano. Destaque ainda para a vitória do Chelsea no terreno do Norwich (1-0) que permite à equipa de Benítez reforçar o terceiro posto e ganhar pontos ao City, ficando a apenas quatro pontos da equipa de Mancini e ainda com um jogo em atraso.

ManUtd-Newcastle: Boxing Day, espectáculo e vitória da casa

Os Blues até entraram bem no «Estádio da Luz» e Kompany até esteve muito perto de abrir o marcador, com uma cabeçada, na sequência de um canto, que foi devolvida pela trave. Mas a equipa da casa respondeu bem e obrigou Joe Hart à defesa da tarde, na sequência de um remate de Steven Fletcher.

A verdade é que, com Da Silva Aguero e Tévez na frente, a equipa de Mancini sentia tremendas dificuldades para criar oportunidades e, logo a abrir a segunda parte, a missão ficou ainda mais difícil, quando os «Blues» foram traídos por um antigo companheiro e...por um poste. Adam Johnson, antigo jogador do City, ganhou espaço sobre a direita e atirou colocado junto ao primeiro poste. A bola bateu caprichosamente no ferro, nas costas de Hart e entrou na baliza.

A partir daqui o jogo só teve um sentido. O Sunderland recuou na defesa do resultado, Mancini lançou Dzeko e o City lançou-se para a frente para por à prova a inspiração e os reflexos de Danny Rose, o guarda-redes do Sunderland, que defendeu consecutivamente remates de Aguero, Yaya Toure, Milner e Zabaleta.

Milner, na conversão de um livre, que passou a rasar a barra, também esteve perto do empate que, para desespero de Mancini, sempre junto à linha, acabou por não chegar.

Chelsea a pressionar o City

Um resultado ideal para o Chelsea que, com a vitória em Norwich (1-0), fica agora mais perto do que nunca do segundo lugar, a apenas quatro pontos, ainda com um jogo em atraso.

Apesar da moral acumulada pelos oito golos marcados ao Aston Villa no fim de semana, a equipa de Benítez demorou a entrar no jogo, novamente com David Luiz em destaque na zona central do terreno. O novo médio criou mesmo a primeira oportunidade do jogo, com um passe de morte para Juan Mata que atirou a rasar o poste. O espanhol falhou, mas acabou por marcar, aos 38 minutos, depois de um bom trabalho de Oscar, com um remate de longa distância. Foi o suficiente para os Blues de Londres, mesmo sem inspiração, somarem mais três pontos.

Phil Neville para a história

Nos jogos desta tarde, destaque ainda para o empate do Southampton na visita ao Fulham (1-1), com José Fonte na equipa titular, e para o jogo 500 de Phil Neville, no triunfo do Everton sobre o Wigan (2-1).

O veterano lateral junta-se, assim, a outros seis jogadores com mais de cinco centenas de jogos na Liga Premier: Ryan Giggs, Sol Campbell, Gary Speed, David James, Frank Lampard e Emile Heskey.

Confira a classificação Liga Premier

Resultados da 19ª jornada

Everton-Wigan, 2-1

(Osman, 69m; Jagielka, 77m); (Kone, 82m)

Fulham-Southampton, 1-1

(Berbatov, 9m); (Lambert, 85m)

Manchester United-Newcastle, 4-3

(Evans, 25m; Evra, 58m; Van Persie, 70m; Chichariro, 90m); (Perch, 4m; Evans, 29m, p.b.; Cissé, 68m)

Norwich-Chelsea, 0-1

(Mata, 38m)

Reading-Swansea, 0-0

Sunderland-M. City, 1-0

(Johnson, 53m)

QPR-West Brom, 1-2

(Cissé, 68); (Brunt, 29m; Green, 49m, p.b.)

Aston Villa-Tottenham, mais tarde

Stoke City-Liverpool, mais tarde