O Chelsea foi ao Estádio de White Hart Lane bater o Tottenham com um golo solitário de Jimmy Hasselbaink e cortou a distância para o líder Arsenal para apenas quatro pontos, numa jornada, a 31ª, em que o Newcastle de Hugo Viana também reforçou a sua candidatura à Liga dos Campeões com uma vitória sobre o Everton (4-2) que lhe permitiu ascender ao quarto lugar.
O «derby» londrino começou praticamente com o golo de Jimmy, aos 38 minutos, na sequência de um cruzamento rasteiro de Damien Duff, com Gudjohsen e Lampard a arrastarem os defesas contrários deixando o avançado holandês com espaço para o remate fatal. Até aqui, os dois rivais pouco arriscaram, mas depois do golo do antigo avançado do Boavista, a equipa de Hélder Postiga, que não foi convocado, arriscou mais e Robbie Keane esteve muito perto de empatar depois de uma boa iniciativa pela esquerda que culminou com um remate contra as pernas do guarda-redes do Chelsea.
O jogo acabaria por ficar marcado por um polémico lance em que John Terry desviou um remate de Michael Brown com o braço. Mas o Chelsea também tem razões de queixa da arbitragem, uma vez que o defesa argentino Mauricio Taricco escapou impune a entradas duras sonre Duff e Scott Parker e só viu o «amarelo» depois de derrubar Jimmy, num lance em que estava em perspectiva o segundo golo do holandês. Foi o 24º jogo da Liga Premier em que o Tottenham não conseguiu bater o vizinho Chelsea que, com esta vitória, renova a sua candidatura ao título, reduzindo para apenas quatro pontos a diferença para o Arsenal que, este sábado, foi afastado da final da Taça de Inglaterra pelo Manchester United.
Entretanto, no St. James¿ Park, o Newcastle, com Hugo Viana no banco, de onde não chegou a sair, bateu o Everton por 4-2 e ultrapassou o Liverpool na luta pelo quarto lugar. Um golo de Bellamy abriu o caminho para o triunfo da equipa de Bobby Robson, apesar da boa réplica do Everton que ainda chegou ao empate por Gravesen. Dois golos do veterano Alan Shearer decidiram a vitória dos «Magpies».
O Fulham, com Luís Boa Morte no onze titular, desperdiçou uma boa oportunidade para se aproximar dos lugares de acesso à Europa ao não conseguir melhor do que um empate sem golos em casa diante do Birmingham que continua a lutar por um lugar na «Champions». O internacional português foi o que esteve mais perto do golo, primeiro com uma cabeçada e depois numa recarga a um primeiro remate de Malbranque. Boa Morte deixou ainda bem evidente a sua frustração, reclamando por uma grande penalidade depois de ter caído na área pressionado pelo grego Lazaridis.
Ricardo Vaz Tê também saltou do banco aos 67 minutos para substituir Ivan Campo quando o Bolton já perdia por 0-2 no campo do Middlesbrough. O avançado português entrou para reforçar o ataque do Bolton, mas teve poucas oportunidades para atirar à baliza de Mark Schwarzer. A equipa do jovem português, depois de um bom início de campeonato, somou, assim, a sexta derrota nos últimos sete jogos.
Destaque ainda para a pesada derrota que o Wolverhampton, sem Silas, concedeu em casa dianye do Southampon (1-4).
Resultados de sábado
Fulham-Birmingham, 0-0
Middlesbrough-Bolton, 2-0
(Kevin Nolan, 10, p.b.; Greening, 51)
Newcastle-Everton, 4-2
(Bellamy, 5; Kieron Dyer, 21; Shearer, 52 e 90); (Gravesen, 12; Yobo, 81)
Tottenham-Chelsea, 0-1
(Jimmy, 38)
Wolverhampton-Southampton, 1-4
(Camara, 72); (Beattie, 25; Lundekvam, 58; Phillips, 89 e 90)
Portsmouht-Arsenal, adiado
Manchester United-Charlton, adiado
Domingo
Aston Villa-Manchester City
Liverpool-Blackburn
Segunda-feira
Leeds-Leicester