A lista oficial de candidatos a jogador do ano da Premier League, troféu atribuído pelo Sindicato de jogadores (PFA), foi divulgada nesta sexta-feira e deixa de fora o português Nani, que é apenas candidato a melhor jovem da época. Na corrida ao prémio principal estão Gareth Bale (Tottenham), Samir Nasri (Arsenal), Rafael Van der Vaart (Tottenham), Carlos Tevez (Manchester City), Nemanja Vidic (Manchester United), Scott Parker (West Ham) e Charlie Adam (Blackpool).

Bale e Nasri acumulam a nomeação com a candidatura a melhor jovem, juntando-se, além de Nani, a Joe Hart (Manchester City), Jack Wilshere (Arsenal), Seamus Coleman (Everton) e Javier Hernandez (Manchester United).

Só dois jogadores já venceram ambos os troféus e um deles é Cristiano Ronaldo, em 2007. O outro é Andy Gray, em 1977.

Wayne Rooney é o actual detentor do troféu, cujas nomeações já tinham sido alvo de uma fuga de informação, motivando polémica sobre algumas ausências, nomeadamente a de Nani.

Gordon Taylor, director-executivo da PFA, defende as escolhas, que são responsabilidade dos jogadores: «É muito competitivo. Não há um favorito claro, por isso será muito interessante ver quem as pessoas consideram favorito.»