A Federação Inglesa de Futebol (FA) decidiu punir o atacante uruguaio Luis Suárez, do Liverpool, com dez jogos de suspensão após a mordidela no braço ao defesa sérvio Branislav Ivanovic, do Chelsea, no jogo de domingo.

Com este castigo, o uruguaio não joga mais esta época e falha os restantes compromissos do Liverpool na Liga Inglesa, a quatro jornadas do fim da prova.

Após a suspensão inicial de três jogos, a Comissão Reguladora Independente reuniu-se esta quarta-feira e decidiu aumentar para mais sete o número de jogos de castigo de Suárez, com a suspensão «a começar com efeito imediato», informou a Federação Inglesa.

O Liverpool já reagiu ao castigo aplicado ao avançado, com o diretor Ian Ayre a manifestar indignação na página oficial do clube.

«Tanto o clube como o jogador estão chocados e desapontados com a gravidade da decisão de hoje do Comissão Reguladora Independente», afirmou o dirigente dos reds.

Luís Suárez é o segundo melhor marcador da Premier League, tendo apontado 23 golos em 33 jogos ao serviço do Liverpool, 7.º classificado da prova.

Suárez tinha já admtido que se o castigo fosse superior, iria recorrer. O prazo para o recurso termina à meia noite de dia 26.