Vinte e seis anos depois Dave Beasant voltou aos maiores destaques nos relatos do futebol inglês. Em 1988, o guarda-redes foi um dos heróis da conquista pelo Wimbledon da Taça de Inglaterra. No sábado, com 55 anos, Beasant voltou a participar num jogo oficial.

Mesmo não tendo ele saído do banco de suplentes, aconteceu um momento histórico na League Two – a quarta divisão inglesa. O jogo foi entre o Carlisle e o Stevenage (e o resultado de 3-0 para a equipa da casa é secundário para o registo aqui destacado). No banco de suplentes do Stevenage – repete-se – esteve um jogador com 55 anos.

O próprio clube – antes de se dedicar ao tal (desfavorável) resultado – teve como principal destaque o seu guarda-redes treinador de guarda-redes. E ninguém se enganou no que foi escrito.




O cabelo comprido e encaracolado do capitão do Wimbledon a erguer a Taça de Inglaterra em 1988 foi uma das imagens que ficou. O guarda-redes de 29 anos foi um responsável maior do triunfo por 1-0 sobre o super-favorito Liverpool.

À hora daquele jogo, parecia que o golo já conseguido pelo Wimbledon iria ser anulado por um penálti a favor do Liverpool. John Aldrige cobrou a grande penalidade. David Beasant mergulhou para a bola e defendeu. O Wimbledon ganhou a sua única Taça de Inglaterra.

O guarda-redes jogou quase 800 jogos defendo emblemas como Wimbledon, Nottingham Forest, Chelsea ou Southampton. O seu último jogo oficial aconteceu nas divisões secundárias quando representava o Brighton, em 2002/03. Foi duas vezes internacional pela Inglaterra.

Beasant passou a ser treinador de guarda-redes. Esta época foi para o Stevenage, onde também está o seu filho Sam de 26 anos, um dos guarda-redes da equipa. Mas, neste sábado, Sam Beasant, lesionado, não era uma das opções. O Stevenage só tinha um guardião disponível. E foi o outro Beasant que foi chamado: o David, de 55 anos.

Entre as repercussões deste acontecimento histórico, muitas refletiam o desejo de que a história se fizesse ainda maior.




Não aconteceu. Não jogou. Mas, onze anos depois, Dave Beasant voltou aos jogos oficiais. E, além dos seus 55 anos, a ficha de jogo deixa gravado outro dado curioso: A soma das idades dos dois guarda-redes suplentes do Carlisle-Stevenagen dava 95 anos. É que além dos 55 de Beasant, Tony Caig tem 40.

A ficha de jogo da «BBC:»