O Fulham está de volta à Premier League. A equipa onde alinha o avançado português Rui Fonte venceu o Aston Villa por 1-0, na final do play-off do Championship, a segunda liga inglesa de futebol.

O único golo do jogo foi apontado na primeira parte, aos 23 minutos, por Tom Cairney. O capitão e médio escocês bateu Johnstone num remate de pé esquerdo na grande área, a passe de Sessegnon.

O Fulham precisou de aguentar a vantagem mínima até final e fê-lo, inclusive, com menos um elemento desde o minuto 70. O defesa belga Dennis Odoi entrou com pé alto de forma imprudente sobre Grealish e foi expulso por acumulação de cartões amarelos.

No entanto, o Aston Villa nunca conseguiu bater o guardião Bettinelli. Mais próximo disso esteve Grealish, num remate esbarrado na defensiva do Fulham à hora de jogo, ainda com 11 contra 11.

FICHA DE JOGO

Rui Fonte foi suplente, mas não saiu do banco da equipa londrina, que volta à Premier League após ter descido na época 2013/14.

A final do Championship é um dos jogos de futebol mais valiosos do mundo e vale, para já, com a subida de divisão, um encaixe de 180 milhões de euros ao Fulham. Um valor que pode ascender aos 320ME caso os «cottagers» consigam a manutenção na Premier League na próxima temporada.

O Fulham acompanha o Wolverhampton e o Cardiff City na promoção, equipas estas que já tinham garantido a subida de forma direta.