Francesca Needham, jogadora transgénero do Rossington Main Ladies, desistiu de jogador futebol, depois de revelar que as equipas adversárias se têm recusado a defrontar a formação de Sheffield, Inglaterra, por causa da sua presença.

Numa publicação nas redes sociais, a futebolista justificou esta decisão com a defesa do próprio clube, mas apontou que esta é uma situação de discriminação.

«Esta infeliz circunstância levou-me a investigar um caso de discriminação, pois acredito que representa uma violação do código de conduta relativo à diversidade e inclusão, bem como à salvaguarda das pessoas no futebol», lê-se, na nota.

«Portanto, no melhor interesse do meu clube e das minhas colegas de equipa, tomei a decisão de deixar de jogar futebol num futuro próximo, para salvaguardar a equipa. É desanimador constatar que esta situação é o contrário das políticas de diversidade e inclusão, uma vez que cumpri diligentemente todos os requisitos estabelecidos pela Federação para jogar», escreveu.

A terminar, Needham deixou o apelo para que esta situação se resolva de forma célere: «Espero sinceramente que estão questão da suposta discriminação possa ser resolvida de forma pacífica e rápida, com o total apoio da Federação e das políticas que redigiram e aprovaram.»

À Sky News, a Federação inglesa garantiu que está a trabalhar com a federação local, de Sheffield, para encontrar uma solução.

«Esta questão é complexa e está em constante evolução e, tal como muitos outros órgãos nacionais que regem o desporto, estamos atualmente a rever a nossa política transgénera para o futebol inglês para garantir que seja inclusiva, justa e segura para todos.»