O Manchester United oficializou nesta segunda-feira a contratação de Romelu Lukaku, dois dias depois de ter formalizado o acordo com o Everton e com os exames médicos do avançado já completos. O internacional belga assinou por cinco épocas mais uma de opção e José Mourinho, que já o treinou no Chelsea, diz que é um reforço «natural» para o United.

«O Romelu enquadra-se naturalmente no Manchester United. Tem uma grande personalidade e é um grande jogador», afirmou o treinador português ao site do Manchester United: «É natural que queira evoluir na carreira num grande clube. Será um grande reforço para o grupo e sei que o receberão muito bem. Estou entusiasmado por voltar a trabalhar com ele.»

Lukaku, que vai juntar-se à equipa em Los Angeles para o estágio de pré-temporada, começou por agradecer ao Everton e aos seus adeptos «por quatro épocas fantásticas» e dizer que fez «grandes amigos» em Goodison Park. «Mas quando o Manchester United e o José Mourinho vieram bater-me à porta era a oportunidade de uma vida, que não se pode recusar.»

«Na final da Liga Europa ficou claro o espírito de luta e a determinação desta equipa e eu quero fazer parte disso», prosseguiu: «Estou ansioso por jogar em Old Trafford perante 75 mil adeptos.»

O Manchester United e o Everton não confirmaram os valores da transferência, que a imprensa inglesa tem estimado em 75 milhões de libras, 85 milhões de euros.

Wayne Rooney, recorde-se, fez por estes dias o percurso inverso a Lukaku, tendo deixado Old Trafford para regressar ao Everton, onde começou a jogar.