Um grupo de padarias de portugueses e luso-descendentes tornou-se patrocinador da Portuguesa de Desportos, clube de São Paulo que vive uma crise financeira e joga a terceira divisão do Campeonato Brasileiro.

A «Lusa» atua a Série C do ‘Brasileirão’ (terceiro escalão), sem visibilidade e sem encaixe monetário de televisões ou da Confederação Brasileira de Futebol.

Em grande crise, o clube recorreu às suas origens, com o sindicato da panificação e confeitaria de São Paulo, que possui cerca de seis mil estabelecimentos associados, entre os quais 65% nas mãos de portugueses ou luso-descendentes.

«O meu pai e o de milhares de descendentes construíram o clube, que tem 95 anos e pela primeira vez está na série C. Temos de ter a humildade de recomeçar. É como se cada padaria estivesse adotando um atleta», afirmou à agência Lusa o coordenador de marketing do clube, Carlos Ferreira.

A equipa passará a entrar em campo com o nome do estabelecimento na parte da frente e com o slogan comum «Pão é na padaria!». A estratégia começou no sábado e deve prolongar-se pelas próximas oito partidas que a Portuguesa tem no campeonato.