O Borussia Dortmund foi até Gelsenkirchen arrancar uma vitória no Rieverderbi frente ao Schalke, por 2-1, com o Bayern também a vencer o duelo bávaro, em Munique, na jornada 14 da Bundesliga.

A jogar fora, e com Raphael Guerreiro a entrar em campo aos 63 minutos, o líder do campeonato alemão chegou à vantagem aos sete minutos, com um golo de Thomas Delaney.

O empate do Schalke chegou aos 61 minutos, num penálti convertido por Caligiuri. A igualdade nem um quarto de hora durou, pois Jadon Sancho, de 18 anos, devolveu a vantagem ao Borussia Dortmund aos 74 minutos.

Aos 85 minutos, Raphael Guerreiro ainda esteve perto do 3-1, ao atirar ao poste, mas o resultado não sofreu alterações e significou a primeira vitória do Borussia na Arena de Gelsenkirchen desde 2013.

Assim, o líder Dortmund soma agora 36 pontos, mais nove do que o Bayern.

A formação de Munique recebeu o Nuremberga, numa partida em que Renato Sanches não saiu do banco. No duelo bávaro, a equipa da casa venceu por claros 3-0.

Lewandowski bisou no encontro com golos aos 9 e 27 minutos, enquanto Ribéry fechou a contagem aos 56’. Este terceiro triunfo consecutivo do Bayern (em todas as provas) deixa-o, à condição – o Borussia Monchegladbach joga domingo -, no segundo lugar, com 27 pontos.

A ascensão do Bayern deve-se, também, à derrota do RB Leipzig em Friburgo, por 3-0, sem Bruma nas opções dos visitantes.

Em Leverkusen, o Bayer bateu o Augsburgo e Wolfsburgo e Hoffenheim empataram 2-2.