Foi um Pep Guardiola extremamente bem-disposto que anunciou ao mundo que Xabi Alonso «é o pior jogador do mundo a correr atrás dos adversários». Uma crítica que acaba por ser um elogio ao internacional espanhol que tem estado debaixo de fogo da imprensa alemã desde a pesada derrota diante do Wolfsburgo (1-4).

«Não o fomos buscar para andar a correr atrás dos adversários, porque nesse aspeto é pior jogado do mundo. Fomos buscá-lo pela sua capacidade de dominar e fazer circular a bola. A bola é sempre mais rápida do que as pernas», explicou o treinador, agora com todas as letras, na antevisão da visita ao campo do Paderborn.

A imprensa também tem dito que Bastian Schweinsteiger é incompatível com Xabi Alonso, por pisarem as mesmas zonas do terreno, mas Guardiola não está de acordo. «Não há nenhum problema, são dois jogadores inteligentes. O Bastian tem toda a liberdade, pode correr para a frente. Tem de procurar melhor qualidade perto da baliza», destacou ainda o «comandante» dos bávaros.

Guardiola deu ainda uma boa notícia quanto ao regresso de Thiago Alcantara à competição, depois de o jovem espanhol ter sofrido uma grave lesão no joelho que o tem impedido jogar desde o início da época. «Dentro de duas ou três semanas, talvez um mês, devemos voltar a contar com ele. O médico está ótimista, por isso também estou», atirou ainda numa altura em que Phillipp Lahm e Javi Martinez também estão entregues ao despartamento médico do clube bávaro.