O internacional português João Félix cumpriu, no sábado, o oitavo jogo oficial pelo Atlético de Madrid e ficou em branco, no nulo no dérbi da capital espanhola, ante o Real.

De acordo com as estatísticas do SofaScore, elaboradas para o Maisfutebol através de dados da Opta, o jogador de 19 anos foi o que teve pior cotação entre os titulares da formação de Diego Simeone – 6,4 de 0 a 10 – e o segundo pior em toda a equipa, só atrás de Ángel Correa (6,3).

Mas será que Félix foi mesmo o pior na equipa titular do Atlético?

LEIA MAIS: todas as notícias do futebol internacional

Nos 70 minutos disputados, o português deu 22 toques na bola, fez dois remates, ambos desenquadrados com a baliza, falhou uma grande oportunidade de golo a nível ofensivo, cometeu duas faltas e sofreu quatro, ganhando metade dos duelos disputados. 

Numa comparação, a exemplo, com os números de Diego Costa - o outro homem mais adiantado - o avançado teve cotação de 6,9, mas as diferenças não são assim tão substanciais. O brasileiro, que deu 38 toques na bola, teve 19 passes certos (79 por cento do seu total), enquanto Félix fez 12 passes certos, correspondentes a 92 por cento do seu total. Nos duelos pelo solo, Diego Costa ganhou dois em sete e Félix três em seis.

A verdade é que nem todas as estatísticas ilustram uma má ou menos boa exibição de Félix, cuja substituição mereceu alguns assobios à decisão de Simeone, que rotulou a situação como «normal», aludindo à necessidade de cuidar do que é um dos reforços desta época do plantel.