O Athletic Bilbao conquistou, esta segunda-feira, a edição 2015 da Supertaça de Espanha ao empatar 1-1 na visita ao Camp Nou.

Os bascos, que entraram em campo sentados numa confortável vantagem de quatro golos alcançada na partida da primeira mão, sobreviveram ao assalto inicial dos catalães e só cederam junto ao intervalo com um golo do inevitável Lionel Messi (43’).

A missão do Barcelona, que já era complicada, ficou mais difícil no início da segunda parte com a expulsão de Gerard Piqué devido a protestos (57’).

Em superioridade numérica o Athletic chegaria à igualdade por intermédio de Aritz Aduriz (74’), avançado que já tinha apontado um «hat-trick» em San Mamés.

O jogo acabaria, no entanto, com as equipas em igualdade numérica, quando Kike Sola pisou Javier Mascherano e viu ordem de expulsão (86’).

A equipa orientada por Ernesto Valverde conquistou a segunda Supertaça de Espanha do seu historial, o primeiro troféu em 31 anos, e colocou um ponto final na ambição blaugrana de festejar o «sextete».