Xabi Alonso vai voltar ao Santiago Bernabeu e despedir-se do público merengue, mas agora como jogador do Bayern Munique. O médio espera uma noite emotiva de Liga dos Campeões, mas também especial  a nível pessoal. 
 
Numa entrevista ao El País, o espanhol falou da saída do Real Madrid, que na altura pareceu conturbada, mas não foi: «Falou-se muito, mas foi simples. Antes de acabar a carreira queria jogar noutro grande clube de outra grande liga e desafiar-me a mim mesmo. Acho que temos de sair sempre na mó de cima, quando as pessoas te respeitam e ainda possam sentir a tua falta. Há que saber quando dizer adeus. Tento sempre sair no momento certo.»
 
Aos 35 anos, Xabi Alonso já anunciou o final da carreira, mas diz que se sente bem e que tornar-se mais velho lhe fez bem: «Aos 27 anos pensava que ao 35 estaria teso. Teso de não me mexer. ‘Quem me vai querer?’, pensava. Mas não foi assim e com o tempo aprendi a interpretar e a ler melhor o jogo.»
 
Na mesma ocasião, o médio disse que antes de ir para o Real Madrid podia ter ido para o Barcelona: «Foi quando o Liverpool me quis vender. Houve uma conversa entre o Rafa Benítez e o Pep Guardiola. O Pep contou-me já na Alemanha. Na altura optou pelo Busquets e não se enganou. Saiu-lhe um jogadorzão.»
 
O certo é que foi feliz no Real Madrid, dizendo que se orgulha de ter escrito o nome na história do clube: «No Real podes ganhar campeonatos, taças… mas as fotos que há nos corredores de Valdebebas são as dos vencedores da Champions. No Real a Champions garante-te um lugar na história.»
 
Xabi Alonso falou ainda do final da carreira e do desafio que será encontrar uma nova paixão: «Tenho de encontrar alguma coisa que me apaixone tanto como o futebol. Estive muito absorvido, vivi isto durante todos os minutos da minha vida. Mas sabia que isto ia acontecer. E vou sentir muita falta de treinar, de competir e do público.»
 
De tantos títulos o espanhol falou dos que vieram acompanhados com o nascimento dos filhos, «o primeiro com o Europeu, o segundo com o Mundial e o terceiro com a Décima», recordando também que no nascimento da terceira filha falhou um jogo da Liga dos Campeões para estar com a mulher.