Javi García diz que gostaria de voltar um dia ao Benfica e garante que, pela sua ligação ao clube, nunca jogaria no FC Porto ou no Sporting. O médio espanhol recorda também o título de campeão nacional em 2009/10, com Jorge Jesus, dizendo que «muito dificilmente» o Benfica voltará a ter uma equipa tão boa.

«A única coisa que sei é que nunca o faria, nunca representaria Sporting ou FC Porto», afirmou Javi García em entrevista ao jornal «Record», quando questionado sobre as mudanças de antigos companheiros como Maxi Pereira, para o FC Porto, ou Fábio Coentrão, para o Sporting, e ainda Jorge Jesus, da Luz para Alvalade: «O Maxi Pereira, o Fábio Coentrão e o Jorge Jesus são três grandes amigos que fiz no futebol e desejo-lhes o melhor do mundo, mas quero sempre que o Benfica seja campeão. Sempre!»

O atual jogador do Zenit fala ainda da sua relação com o Benfica e conta que ainda agora, cinco anos depois de sair, recebe muitas mensagens de adeptos do Benfica: «Claro que gostaria de voltar um dia.»

Javi recorda o campeonato de 2009/10, quando conquistou o seu primeiro título profissional, para dizer que o Benfica tinha um «equipazo» e elogiar Jorge Jesus: «Muito dificilmente o Benfica voltará a ter, algum dia, uma equipa tão boa como a nossa, analisando-a jogador a jogador. E também tínhamos o Jorge Jesus, que agora está no Sporting. Os benfiquistas estão desiludidos com ele por ter saído para um rival, mas volto a referir que foi o melhor treinador que tive durante a minha carreira.»

Quanto ao seu futuro, aos 30 anos Javi García diz que se sente «bem fisicamente» e diz-se «cada vez mais interessado em ser treinador» quando terminar a carreira. Para já fala sobre a próxima época no Zenit, que tenta voltar a ser campeão na Rússia ao fim de dois anos sem ganhar: «O clube está a investir para que isso aconteça e temos a obrigação de sermos campeões.»