A Conmebol anunciou oficialmente que o River Plate-Boca Juniors vai disputar-se este domingo, às 17 horas (20 horas de Lisboa). 

A 2.ª mão da final da Taça Libertadores foi adiada pela terceira vez. Primeiro em uma hora, para as 21 horas de Lisboa, e mais tarde para as 22.15 horas, mais uma hora e um quarto mais tarde. Pouco depois da segunda hora definida, o presidente da Conmebol adiou para domingo às 20 horas.

Alejandro Dominguez referiu que o Boca Juniors não estava em condições de jogar e que o River Plate também não queria iniciar a partida.

Apesar de haver um comunicado da CONMEBOL a dizer que não havia motivos para suspender o jogo, as partes chegaram a acordo e os presidentes mostraram estar de acordo em declarações à imprensa.

- Leia As declarações do presidente do Boca e as declarações do presidente do River -

Carlitos Tévez mostrou a indignação por duas vezes, e já ao final da noite disse mesmo para entregarem a Taça aos Millionarios.

«Tínhamos dois jogadores no hospital e o nosso guarda-redes não via bem. Se não tivéssemos ido lá falar tinha havido jogo. Se tivesse sido ao contrário já estávamos fora. A taça era do River», disse.

Entretanto o Monumental foi interditado, só que o dérbi vai mesmo jogar-se lá. Eis a explicação.

Após a notícia do adiamento, os confrontos fora do estádio aumentaram de tom e foram 29 pessoas detidas.

Tudo começou com o ataque ao autocarro do Boca Juniors à chegada do Estádio Monumental por adeptos do River Plate, que conseguiram partir vários vidros do veículo e atiraram pedras e gás pimenta lá para dentro.

VÍDEO: veja os jogadores do Boca a ser assistidos no balneário

A partir daí instalou-se o caos no autocarro da equipa visitante, havendo vários jogadores feridos e outros com dificuldades em respirar. Os atletas foram observados por médicos da Conmebol e que os presidente dos dois clubes reuniram de imediato para perceber se seria possível realizar o jogo.

A decisão foi sendo adiada e a conclusão tardia foi a de adiar para domingo. Dois jogadores do Boca chegaram a ir ao hospital e voltar por problemas nos olhos.

Veja como ficou o autocarro do Boca Juniors:

Veja como foi o ataque ao autocarro do Boca Juniors: