O Tribunal Arbitral do Desporto decidiu manter o castigo aplicado pela FIFA à Bolívia por utilização irregular do jogador Nelson Cabrera, que nasceu no Paraguai, em dois jogos de apuramento para o Mundial 2018, frente a Peru e Chile. A decisão vem na sequência do recurso apresentado pelos bolivianos.

Assim sendo, a Bolívia é sancionada com derrota de 3-0 em ambos os encontros, sendo que tinha ganho 2-0 ao Perú e empatado sem golos com o Chile. A notícia é, por isso, celebrada também nestes países que ganham três e dois pontos respetivamente na tabela de apuramento.

A situação é mais complicada para a Argentina, que se encontra em posição delicada, ocupando agora o quinto lugar, que dá direito a repescagem, com 22 pontos, menos um do que, agora, o Chile e Uruguai, o próximo adversário da equipa de Sampaoli.

O Chile fica com os mesmos 18 pontos do Paraguai, no sétimo posto, e ainda sonha com o apuramento, ao passo que as aspirações da Bolívia caem de vez: tem apenas dez pontos e é penúltima.

O Brasil é a única seleção sul-americana que já está apurada para o Mundial da Rússia.