O Tribunal Arbitral de Desporto confirmou, nesta quinta-feira, a abertura de processos decorrentes dos pedidos de apelo apresentados pelas federações de futebol da Sérvia e Albânia. Em causa estão os castigos aplicados pela UEFA após a suspensão do jogo entre as duas seleções, referente à fase de apuramento para o Euro2016.
 
Recorde-se que a aparição de um «drone» com uma mensagem sociopolítica deu origem a uma enorme confusão entre elementos das duas equipas. O árbitro do encontro decidiu depois suspender o encontro do Grupo I, do qual faz parte também Portugal.
 
O Comité de Controlo e Disciplina da UEFA decidiu depois penalizar a Albânia com uma derrota por 3-0, mas decidiu também retirar três pontos à Sérvia, que para além do mais terá de jogar os próximos dois jogos em casa à porta fechada. Foi ainda aplicada uma multa de 100 mil euros a cada federação.
 
O caso foi depois remetido para o Comité de Apelo da UEFA, mas este, no início de dezembro, confirmou a sentença. As federações de Sérvia e Albânia decidiram depois recorrer para o Tribunal Arbitral de Desporto, que anunciou agora a abertura dos processos.