Johan Cruijff afirmou que o Real Madrid tomou a posição do Barcelona no que respeita ao tipo de jogadores contratados neste período de transferências. Para o holandês, neste defeso, foi o clube da capital a ficar com os jogadores mais criativos e que tratam melhor a bola.

«Kroos foi um dos melhores do Bayern e também do Mundial», analisou Cruijff sobre um jogador que «joga a bola muito bem». «James é um artista enorme com a bola», disse tambem Cruijff nas declarações feitas ao diario «Última Hora», em que fez a comparação entre o tipo de contratações dos dois rivais espanhóis: «O [Real] Madrid tem muita qualidade e o que tem na frente e no meio-campo é muito bom. O Barça contratava sempre muitos jogadores que tratavam muito bem a bola e agora quem os contratou foi o Real Madrid.»

O Barcelona «tomou uma orientação nova e há que dar o benefício da dúvida». «Gastou-se muito dinheiro e isso será sempre questionável sendo preciso esperar para ver o que acontece», afirmou Cruijff comentando o tridente Messi, Neymar e Luis Suárez: «São jogadores muito bons e cada um deles pode dar muito ao Barcelona, mas é preciso ver como jogam em conjunto. Podem fazer muitas coisas individualmente, mas não sei se a equipa pode ficar descompensada.»