Carlos Marchena anunciou, nesta terça-feira, que decidiu colocar um ponto final na carreira de jogador, aos 36 anos.

Na carta elaborada para anunciar o adeus aos relvados, divulgada pela federação espanhola, o central relembra todos os clubes por onde passou, incluindo o Benfica, que representou em 2000/01.

Campeão europeu e mundial com a seleção espanhola, Marchena encerrou a carreira de jogador com a camisola do Kerala Blasters, na India.

Eis a carta de despedida do antigo internacional espanhol:

Queridos amigos,

Quero comunicar-vos a decisão que tomei por estes dias.

Coloco um ponto final na minha carreira como futebolista. Não foi nada fácil, mas assim é a vida, e agora encaro outra etapa.

Quero agradecer a todas as pessoas que me ajudaram, ensinaram e apoiaram ao longo de todos estes anos.

Sinto-me um privilegiado pela oportunidade que tive de viver tantas experiências, de todo o tipo.

Esta maravilhosa aventura começou na Rua Léon, de Las Cabezas de San Juan, e não parou de ter vivências enriquecedoras tanto profissional como pessoalmente.

O futebol deu-me uma educação, bons amigos e uma magnífica experiência.

Agradeço a todas as equipas - Juven, CD Cabecense, Sevilha, Benfica, Valencia, Villarreal, Deportivo da Corunha e Kerala Blaster -, por darem-me a oportunidade de defender as suas camisolas e por terem pernitido que vestisse as cores da seleção. 

Seria impossível nomear todas as pessoas que foram importantes na minha trajetória, entre família, amigos, colegas e adeptos. A todos eles...obrigado por tanto!