[artigo atualizado]

O Comité de Competições da federação espanhola de Futebol aprovou esta quarta-feira, por «motivos excecionais», a realização do Barcelona-Real Madrid a 18 de dezembro.

A data já tinha sido acordada pelos dois clubes, na passada sexta-feira, mas foi agora ratificada pela federação, contra a vontade da Liga.

Em comunicado, o organismo liderado por Javier Tebas informa que não concorda com a decisão e está a analisar a documentação recebida com vista a «possíveis ações legais».

Ao que tudo indica o primeiro passo é o recurso para o Conselho Superior dos Desportos.

Recorde-se que a data inicial para o encontro da décima jornada da Liga espanhola era 26 de outubro, mas foi adiada devido à tensão social política que se vive na Catalunha.

A Liga chegou a propor a inversão do encontro, transferindo-o de Camp Nou para o Santiago Barnabéu, mas a proposta foi chumbada pelo regulamento da Federação, que não permite «a alteração da ordem de disputa dos jogos», como explicou, na altura, o Comité.

A entidade futebolística deixou, depois, a decisão na mão dos dois clubes, que acordaram a data de 18 de dezembro, agora aprovada pela Federação.