O janeiro louco do futebol português é exceção na Europa, onde as grandes Ligas fazem pausas por estes dias. Até a Premier League, depois do calendário intenso do final e início de ano, entra em stand by no primeiro fim de semana de 2019, com uma ronda de Taça de Inglaterra a substituir o campeonato. 

Não há nada como o frenesim de janeiro em Portugal, que arrancou com uma jornada a meio da semana e segue com jogos das três competições nacionais. Para FC Porto, Benfica, Sporting e Sp. Braga, são pelo menos sete jogos neste mês – a juntar a outros tantos em dezembro. Oito, para as duas dessas equipas que chegarem à final da Taça da Liga.

Entre as grandes Ligas só em Espanha o calendário de janeiro se aproxima, embora tenha parado antes do Natal e só recomece agora. É a única das grandes Ligas que tem ronda de campeonato neste fim de semana, aliás com um jogo que pode dizer muito na corrida ao topo, o Sevilha-At. Madrid. Depois há Taça do Rei em duas das semanas do mês e mais três jornadas até final de janeiro.

Itália, que teve uma jornada estilo Boxing Day e uma ronda no final do ano, parou agora. Só volta a ter campeonato daqui por duas semanas, com apenas duas jornadas neste mês. Este fim de semana é de paragem, depois segue-se uma ronda de Taça de Itália. Em França, depois de duas semanas de paragem no final do ano, é também fim de semana de Taça, seguindo-se a Taça da Liga a meio da semana e ainda três jornadas de Ligue 1 até final do mês, enquanto na Alemanha é tempo de descanso até ao regresso da Bundesliga, daqui por duas semanas, com apenas duas rondas de campeonato neste mês. Na Holanda, Bélgica, Turquia ou Escócia também para o campeonato por estes dias.

Portanto, há muito futebol para acompanhar em Portugal (a começar pela 16ª jornada da Liga, que pode seguir aqui EM DIRETO), não tanto lá por fora. Ainda assim, com uma jornada de Liga espanhola que promete e duelos de alto calibre em Inglaterra para dois treinadores portugueses.

Sábado

Manchester United-Reading (12h30, SportTV1)***

Ao quarto jogo no Reading, prova de fogo para José Gomes. O treinador português, que perdeu dois jogos e empatou outro desde que assumiu o comando da equipa do Championshiop, defronta em Old Trafford um Manchester United de alma nova depois da saída de José Mourinho, com quatro vitórias empolgadas e 14 golos marcados sob o comando de Solskjaer.

Everton-Lincoln City (15h00, SportTV2)***

Com apenas uma vitória nos últimos oito jogos, o Everton de Marco Silva está bem abaixo das expectativas e tem toda a pressão do seu lado para este confronto de Taça de Inglaterra, frente a um adversário da League Two. O treinador português deve fazer rodar jogadores, ainda assim já não tem margem para mais deslizes.

Domingo

Sevilha-At. Madrid (15h15, Eleven1/Nowo)****

Jogo grande no Sánchez Pizjuán, o terceiro a receber o segundo classificado, separados por dois pontos. O Sevilha já foi líder, deixou-se ultrapassar, mas quer continuar a fazer valer o fator casa, que tem sido ponto forte nesta Liga: vai numa série de seis vitórias seguidas em casa. Do outro lado um At. Madrid em recuperação e com todas as opções em aberto na luta pelo título.

Real Madrid-Real Sociedad (17h30, Eleven1/Nowo)***

Depois do empate frente ao Villarreal, a acertar calendário do jogo que falhou por causa do Mundial de clubes, o Real Madrid com vida ainda mais complicada na Liga, já a sete pontos do líder Barcelona. Agora recebe uma Real Sociedad em maus lençóis, apenas três pontos acima da linha de água.

Getafe-Barcelona (19h45, Eleven1/Nowo)***

O arranque do ano para o líder numa deslocação exigente ao terreno do Getafe, que anda pelo sétimo lugar, a olhar para as posições de acesso à Europa, numa campanha assente na solidez defensiva: tem a segunda defesa menos batida da Liga, atrás apenas do At. Madrid. Com três pontos de vantagem para o segundo lugar, o Barça à procura de capitalizar uma ronda em que se defrontam os seus dois principais perseguidores.

Segunda-feira

Wolverhampton-Liverpool (19h45, SportTV3)***

Apenas 15 dias depois do duelo para a Premier League, que terminou com vitória dos «reds» por 2-0, o Wolverhampton da armada portuguesa volta a receber o líder do campeonato, que acaba de sofrer uma derrota frente ao Manchester City que reacendeu a luta pelo título. Este será um jogo necessariamente diferente, uma boa oportunidade para a equipa orientada por Nuno Espírito Santo confirmar a sua tendência para bons jogos frente aos grandes do futebol inglês.

Todas as transmissões em direto do fim de semana

Sexta-feira

Levante-Girona (18h00, Eleven1/Nowo)**

Tranmere Rovers-Tottenham (19h45, SportTV2)**

Espanhol-Leganés (20h00, Eleven1/Nowo)**

Sábado

Valladolid-Rayo Vallecano (12h00, Eleven1/Nowo)**

Manchester United-Reading (12h30, SportTV1)***

Chelsea-Nottingham Forest(15h00, SportTV1)**

Everton-Lincoln City (15h00, SportTV2)***

Alavés-Valencia (15h15, Eleven1/Nowo)***

Blackpool-Arsenal (17h30, SportTV1)**

Huesca-Betis (19h45, Eleven1/Nowo)**

Domingo

Eibar-Villarreal (11h00, Eleven1/Nowo)**

Manchester City-Roterham United (14h00, SportTV2)**

Sevilha-At. Madrid (15h15, Eleven1/Nowo)****

Newport County-Leicester City (16h30, SportTV2)**

Real Madrid-Real Sociedad (17h30, Eleven1/Nowo)***

Getafe-Barcelona (19h45, Eleven1/Nowo)***

Segunda-feira

Wolverhampton-Liverpool (19h45, SportTV3)***