O Lille, adversário do FC Porto no play-off da Liga dos Campeões, não foi além de um empate sem golos diante do modesto Metz ( 0-0), em jogo da primeira jornada da liga francesa. Um resultado frustrante para a equipa de René Girard que na última temporada foi terceiro classificado no escalão principal diante de um adversário, proveniente da II Liga, com o orçamento mais baixo do campeonato francês.

França: confira todos os resultados e a classificação

Os Dogues, como são conhecidos os jogadores do Lille, entraram em campo a mandar no jogo, com René Girard a distribuir os jogadores num 4x3x3 ofensivo, com o reforço Corchia, contratado ao Socaux, e o cabo-verdiano Ryan Mendes no apoio direto a Origi, avançado contratado pelo Liverpool mas que ficou em Lille, por empréstimo, por mais uma temporada.

Apesar do intenso domínio, o Lille sentiu muitas dificuldades em criar oportunidades e, até ao intervalo, apenas duas oportunidades de registo. A primeira, aos onze minutos, na sequência de um livre de Balmont, Kjaer cabeceou para grande defesa de Carrasso. Na segunda, aos 26, Corchia cruzou da direita e Origi cabeceou para nova grande defesa do guarda-redes do Metz.

O Lille continuou a pressionar na segunda parte e Rony Lopes entrou aos 66 minutos para o lugar de Florent Balmont em mais uma tentativa de Girard para fazer ceder a cada vez mais fechada defesa do Metz. Mas de nada valeu ao Lille que esteve até ao final do jogo a bater num muro de duas linhas de jogadores que nunca cederam. O jogo acabou com um livre de Rony Lopes para área do Metz de que de nada resultou.

O Lille recebe o FC Porto a 20 de agosto e vista o Dragão a 26 do mesmo mês.

Veja como jogou o Lille.

O Caen é, para já, o líder da liga francesa depois da sensacional vitória na visita ao campo do Evian Thonon Gaillard por 3-0.