O Flamengo conquistou a Taça Guanabara, que corresponde à primeira volta do Estadual do Rio de Janeiro, ao vencer o Fluminense no desempate por grandes penalidades (5-4) após igualdade (1-1) que se registou no final da partida. A equipa orientada por Zagallo garantiu também a passagem à final do Campeonato Carioca perante o olhar de mais de 70 mil adeptos que povoavam as bancadas do Maracanã. 

Os jogadores do Flamengo ofereceram a vitória ao ex-jogador Zico, considerado o maior ídolo da história do clube, que completou hoje (sábado) 49 anos. O guarda-redes Júlio César referiu que era uma homenagem «por tudo o que ele (Zico) representa e representou até hoje», acrescentando que a força do ex-internacional «entrou em campo» e contagiou os jogadores. 

O jogo foi movimentado, com oportunidades de golo para os dois lados. O Fluminense começou por impor algum dominio, mas o Flamengo depressa equilibrou, apesar da falta de criatividade demonstrada pelo seu meio-campo. 

As equipas chegaram ao intervalo empatadas sem golos. Na segunda etapa, após os pedidos insistentes dos adeptos, Zagallo colocou Reinaldo em campo e, pouco depois, o avançado abriu o marcador. No entanto, Valdir Espinosa, treinador do Fluminense, respondeu ao seu adversário com algumas alterações que tornaram a equipa mais ofensiva. Marco Brito, acabado de entrar em campo, igualou a partida. 

No final do tempo regulamentar as duas equipas estavam empatadas (1-1) e foi necessário partir para a decisão por grandes penalidades. Nenhum dos jogadores do Flamengo falhou o «alvo», já do lado do Fluminense Magno Alves não conseguiu marcar permitindo a defesa de Júlio César.