O Leeds provou esta noite que pode sonhar com um lugar de destaque na edição desta temporada da Liga dos Campeões. A equipa de David O¿Leary voltou a exibir um futebol poderoso e asfixiante, não dando grandes hipóteses ao Desportivo da Corunha, actual campeão de Espanha e candidato óbvio ao triunfo na competição. 

A partida principiou num ambiente fantástico, com o estádio Elland Road a funcionar como um verdadeiro 12º jogador, contribuindo para o arranque demolidor da formação inglesa. O domínio inicial do Leeds só começou a render dividendos aos 26 minutos, altura em que Bowyer marcou o primeiro golo, num livre irrepreensivel, mas podia ter inaugurado o marcador muito mais cedo. Molina, com duas defesas decisivas, ainda conseguiu o enevitável, mas nem a boa exibição inicial do seu guarda-redes dinamizou os jogadores do Corunha, que ficaram ofuscados com o ritmo inicial da equipa da casa. 

Até ao intervalo, o jogo só teve um sentido, mas o Leeds não alcançou mais golos, mesmo que continuasse a pressionar como no primeiro instante. Javier Irureta terá recordado aos seus jogadores a estratégia que preparara e o Corunha recomeçou o jogo um pouco melhor, aparentando uma tranquilidade até então desconhecida. A defesa, porém, continuava a tremer assim que algum jogador de David O¿Leary acelerava rumo à baliza de Molina. Num desses lances, Harte chegou com velocidade ao final do flanco esquerdo e cruzou para o meio de Naybet e César que, indecisos, deixaram que Alan Smith pulasse sem marcação para cabecear e garantir o segundo golo. 

Estava ganho. Irureta ainda trocou jogadores, corrigiu posicionamentos e incentivou a equipa, mas já estava decidido a favor do Leeds. A formação inglesa está mais confiante que nunca e não perdoa quando o adversário facilita. Foi que o se viu no terceiro golo, numa das raras aparições de Rio Ferdinand na área contrária. O defesa recebeu a bola sem oposição e, como não podia deixar e ser, apressou a goleada. Mais de meio caminho já está percorrido para a meia-final da Liga dos Campeões. 

Ficha do jogo 

Estádio Elland Road, em Leeds

Árbitro: Gilles Veissiere (França) 

LEEDS: Martyn; Matteo, Ferdinand, Danny Mills e Harte; Dacourt, Batty, Kewell (Wilcox, 84m) e Bowyer; Viduka e Alan Smith

Treinador: David O¿Leary 

CORUNHA: Molina; Manuel Pablo, César, Naybet e Romero; Emerson e Duscher (Valeron, 54m); Scaloni (Tristan, 71m), Djalminha e Fran (Pandiani, 71m); Makaay

Treinador: Javier Irureta 

Ao intervalo: 1-0

Marcadores: Harte (26m), Alan Smith (51m) e Ferdinand (66m)

Disciplina: cartão amarelo a Emerson (22m), Matteo (38m), Batty (58m) e Dacourt (63m)