Penev, ex-seleccionador búlgaro, acusou, em declarações ao Canal 3, de Sófia, a Espanha de comprar os jogadores da Roménia no Campeonato da Europa de 1996. Os espanhóis acabaram por vencer a partida por 2-1, com um golo de Amor nos últimos minutos, garantindo a presença nos quartos-de-final, em detrimento da Bulgária. 

«Eles (os romenos) pediram-nos dinheiro antes de jogar frente à Espanha. Vocês mesmo viram que, dez minutos antes do final do encontro, o resultado era de 1-1 e espanhóis e romenos esperavam para ver o que acontecia no nosso jogo», assegurou. 

Penev negou que a Bulgária tenha incentivado a Roménia: «Estávamos numa situação muito complicada!» As suas palavras fizeram com que a FIFA iniciasse uma investigação, tendo já pedido o vídeo do encontro. Além disso, a Federação romena já pediu oficialmente explicações à sua congénere búlgara. 

Javier Clemente, então seleccionador espanhol, já reagiu às declarações do tio de Lubo Penev, ex-internacional, e disse desconhecer o assunto: «Parece-me que se trata de qualquer problema mental de Penev. Nunca comprei um jogo em toda a minha vida. Nem eu nem os jogadores nos apercebemos de algo estranho durante a partida. Não entendo os motivos que levaram Penev a fazer tais declarações. Se é porque quer publicidade, o problema é dele...»