Ganha um milhão de dólares a cada 30 minutos. É considerada a mulher mais rica do mundo, pela «Business Review Weekly» (BRW) e tem uma personalidade nada consensual. Eis Gina Rinehart. Herdeira de uma empresa de mineração de ferro, fundada pelo pai, Lang Hancock, esta australiana de 58 anos tem uma fortuna avaliada em 29,17 mil milhões de euros (cerca de 23,2 mil milhões de euros).

Só em 2011, a sua riqueza quase triplicou, enquanto 104 multimilionários da lista da BRW perderam dinheiro. Gina Rinehart deverá, por isso, subir no ranking da «Forbes» onde ocupava, em 2011, o 19º lugar, 30 posições acima da rainha Isabel II de Inglaterra. A «Forbes» admite que a australiana arrisca o lugar do magnata das «telecoms» Carlos Slim (com uma riqueza de 74 mil milhões de dólares), o mais rico do mundo.

Mesmo assim, Gina Rinehart enfrenta uma disputa legal com 3 dos seus 4 filhos - John, Bianca e Hope - por causa de dinheiro. Os filhos pretendem afastá-la da administração da Hope Margareth Hancock, dona de 25% da principal empresa da família, Hancock Prospecting Pty Ltd, ao passo que Gina quer prolongar o seu estatuto até 1 de julho de 2068, tendo já alterado documentos secretamente.

~Veja o desenvolvimento da notícia em Agência Financeira