Um, dois, três...Luis Suárez faz hat-trick e coloca o Barcelona na final do Campeonato do Mundo de Clubes pela terceira vez. Os blaugrana derrotaram o Guangzhou Evergrande de Luíz Felipe Scolari por 3-0, com muita facilidade, e vão encontrar o River Plate no derradeiro jogo, marcado para domingo.

Sem Neymar e Messi, ambos com limitações físicas, o uruguaio assumiu as despesas do ataque com Sergi Roberto e Munir El-Haddadi e mostrou não ter problemas em ser o protagonista do tridente. Marcou aos 39 minutos, após defesa incompleta do guardião chinês, bisou aos 50, após dominar no peito e sem deixar cair rematar (que grande passe de Iniesta!) e aos 67 minutos, de grande penalidade, completou o hat-trick.

Naturalmente foi escolhido pela FIFA como o melhor em campo e é já o melhor marcador da competição, ultrapassando Tsukasa Shiotani, do Sanfrecce Hiroshima, que tem dois golos.

Foi um jogo fácil, em que o Barcelona controlou a posse de bola durante toda a partida e raramente o conjunto de Scolari conseguiu ameçar a baliza de Claudio Bravo.

Com o triunfo, carimbaram o apuramento para a final e podem vencer o troféu pela terceira vez, depois das conquistas em 2009 e 2011. Os catalães têm ainda uma final perdida em 2006 contra o Flamengo.

Neste jogo, pela negativa, destacar a lesão arrepiante de Zheng Zou, defesa chinês, que foi substituído ainda na primeira parte. No final da partida, o treinador brasileiro afirmou que ainda não tinha novidades sobre o estado clínico do seu jogador, mas que tudo indicava ser uma lesão muito grave.

A final entre Barcelona e River Plate está marcada para domingo, às 10h30, mas antes, às 7 horas, o Guangzhou Evergrande e o Sanfrecce Hiroshima (derrotado pelos argentinos) disputam o jogo de atribuição de terceiro e quarto lugar.

Veja aqui os golos de Suarez: