José Mourinho não esteve com meias medidas na conferência de imprensa desta sexta-feira, em que fazia a antevisão do confronto com o Huddersfield, para a Taça de Inglaterra. No entanto, o tema dominante foi a situação de Paul Pogba, que levou o técnico do Manchester United a apontar o dedo aos comentadores ingleses.

De acordo com algumas notícias, o médio francês estaria arrependido de ter voltado ao United e estaria disposta a sair no verão.

«Acho que vocês [jornalistas na sala] são simpáticos nas vossas palavras, quando falam em grande especulação, deviam dizer que é um chorrilho de mentiras, porque aceito, e posso, falar em nome do Paul Pogba sem qualquer problema», começou por dizer José Mourinho.

«O Paul aceita que não tem estado a jogar bem, mas é só isso, e se quiserem falar sobre esse assunto, é uma coisa e a especulação fará algum sentido, mas a maioria das coisas que se leem e ouvem, não sejam simpáticos, sejam objetivos e digam que são mentiras», prosseguiu.

O treinador do United frisou que não tem «de falar sobre as conversas com os jogadores» e virou o foco de novo para as notícias em relação ao francês: «Essas [conversas] são problema meu e do jogador, mas é uma grande mentira de que a nossa relação não é boa, que não comunicamos, que não concordamos sobre as posições dele em campo ou do envolvimento dele na dinâmica da equipa. Sejam objetivos e digam o que todos sabemos.»

Ainda sobre Pogba, Mourinho admitiu que «nos últimos dois jogos não esteve bem, ponto final, fim de história». Desse modo, é um problema de Mourinho e do jogador «elevar o nível de desempenho» de Pogba. «Não é preciso ser-se mentiroso», atirou.

Uma das maiores questões levantadas pelos comentadores ingleses tem a ver com o lugar do francês em campo, algo que mereceu declarações fortes do treinador português-

«É algo ridículo estar a falar da posição porque acho que temos - e não quero ser maldoso para os de outros países – a maior indústria de comentadores porque há centenas deles com grande background e conhecimento no futebol e gostaria que me dissessem em que posição acham que Pogba jogou em Newcastle», questionou.

Depois de lhe responderem que Pogba jogou a médio, Mourinho continuou a argumentação: «OK, no meio-campo, mas jogámos com um médio-defensivo (posição 6) e dois médios de transição (posição 8) ou dois 6 e um 10 (organizador)? Jogámos com um seis e dois oitos, com Matic a médio-defensivo, Lingard à direita de Matic e Pogba pela esquerda. Sabem qual é o sistema preferido de Pogba? 4x3x3. Sabem qual é a posição preferida de Pogba no 4x3x3? Posição oito, pela esquerda! Portanto, é objetivo e honesto dizer que o Paul não jogou bem em Newcastle, mas alguns dos comentadores recebem milhões, não deixem que as pessoas leiam coisas que não verdade. São pagos para ler e explicar o jogo, não digam asneiras.»

A conferência de imprensa de José Mourinho não terminou sem o técnico recordar que Pogba «teve uma grave lesão» e que «quase foi operado, como aconteceu com Dembele, em Barcelona, com uma lesão similar».

O técnico explicou que o United decidiu «optar por um tratamento conservador, o que deixou toda a gente satisfeita». Mourinho comentou que Pogba «estava a jogar fenomenalmente, antes e depois disso, recebeu um cartão vermelho frente ao Arsenal, naquela que estava a ser a melhor exibição dele e da equipa».

José Mourinho concedeu que o francês desempenha um papel importante. «Quando ele não joga bem, a equipa não é tão boa, mas isso acontece com todas quando os jogadores cruciais não estão em bom nível», disse.

A finalizar, novas palavras fortes do treinador: «Não precisam de vir dizer que o queremos vender, não precisam. Há pessoas que entram por esse caminho, muitos deles conheço há muitos, muitos anos e sei que o apelido deles é “Mentiroso”, o que não é simpático. Pogba joga amanhã [sábado].»