A derrota no reduto do Midtjylland serviu de lição ao Manchester United. Ou pelo menos serviu para aprender um livre novo, utilizado já na vitória desta segunda-feira sobre o Shrewsbury Town (3-0).

O segundo tento do encontro da Taça de Inglaterra foi cobrado por Juan Mata na cobrança de um livre direto, no qual os «red devils» fizeram uma segunda barreira de três elementos, atrás da habitual, numa tentativa de reduzir a visibilidade do guarda-redes.

Louis van Gaal assumiu, no final do encontro, que a ideia foi copiada de uma prática habitual do Midtjylland, adversários nos dezasseis-avos da Liga Europa. O técnico holandês julgava que a estratégia era inválida, por uma questão de fora de jogo, mas conversou com Artur Soares Dias, que dirigiu o jogo da Dinamarca, e este disse que era legal.

«Aprendemos. Analisámos o Midtjylland. vimos que eles têm feito isto. Pensávamos que seria sempre fora de jogo, mas perguntámos aos árbitros portugueses, na altura, e eles disseram que não era fora de jogo. Por isso aprendemos com o Midtjylland e desta vez já marcámos, o que é bom», disse Van Gaal nesta segunda-feira, após a vitória sobre o Shrewsbury Town.

Veja a «flash interview» do técnico holandês e o golo em questão: