A UEFA anunciou esta quinta-feira que estão destinados 775,5 milhões de euros para o desenvolvimento do futebol europeu, com os lucros do Euro2020.
 
Apesar do adiamento da competição para 2021, a UEFA pretende ajudar as federações a lidar com os efeitos da crise pandémica gerada pela covid.
 
Através do programa HatTrick, foram libertados 236,5 milhões de euros a serem distribuídos pelas 55 federações-membro, por forma a combaterem a paralisação dos respetivos campeonatos.
 
Para o presidente da UEFA Aleksander Ceferin, o «programa é um componente vital do futebol europeu e a sua importância nunca foi tão clara como durante a crise.»
 
O dirigente referiu que «ao levantar as condições para libertar os fundos para as federações foi possível limitar o impacto económico da pandemia e olhar para a retoma das competições.»
 
«No entanto, não devemos ficar parados quando a competição voltar. Precisamos usar o HatTrick para continuar a levar o futebol adiante, oferecendo mais oportunidades, melhor infraestrutura e maior qualidade para garantir que o futebol europeu continue o mais forte possível», declarou.
 
O investimento total do ciclo de quatro anos lançado na última quarta-feira será de 755,5 milhões de euros, mais 27 % face ao período homólogo anterior.
 
A iniciativa pretende apoiar o crescimento e desenvolvimento do futebol continental, focando-se no aumento do financiamento dos investimentos, no melhoramento da educação e numa maior troca de conhecimentos.