O príncipe Johan Friso que ontem ficou gravemente ferido após ter sido apanhado por uma avalanche no resorte de Lech, na Áustria,continua em perigo, «mas estável», de acordo com o governo holandês.

O filho do meio da rainha Beatriz, esteve 15 minutos soterrado na neve e teve de ser reanimado quando foi encontrado, sendo imediatamente transportado por ambulância aérea para o Hospital Universitário, em Innsbruck.

Segundo o comunicado do governo holandês, o príncipe Johan Friso «passou bem a noite», mas a sua vida «continua em perigo».

O jornal holandês NRC Handelsblad diz que o príncipe sofreu uma grave privação de oxigénio e que ficou soterrado cerca de 20 minutos, mas que não sofreu outras lesões.

No comunicado é ainda dada a informação de que a rainha e a princesa Mabel, esposa do príncipe, estão com ele no hospital, e que os médicos apenas «serão capazes de dar um prognóstico nos próximos dias».

Stefan Jochum, porta-voz da autarquia de Lech, explicou que o acidente ocorreu ao início da tarde de sexta-feira, quando o príncipe estava a esquiar fora das zonas marcadas nas pistas. o responsável afirmou ainda que Friso estava acompanhado de três outras pessoas, embora os comunicados oficiais falem em apenas uma.