O Chelsea começou a defesa do título inglês com um empate caseiro (2-2) diante de um bom Swansea, na estreia do internacional português Éder. A expulsão de Courtois, aos 54 minutos, foi um momento marcante na partida, uma vez que permitiu aos galeses o tento da igualdade e o ascendente durante boa parte do segundo tempo.

Diego Costa regressou ao onze dos «blues». O avançado recuperou a tempo de integrar as opções de Mourinho para a equipa inicial, que não tem qualquer novidade em relação à época passada, já que o colombiano Falcao começa no banco de suplentes. Do outro lado, o internacional português Éder foi suplente na equipa galesa, no seu jogo de estreia na Premier League.

Com as duas equipas em figurinos semelhantes (4-2-3-1) o Swansea mostrou-se mais enérgico nos primeiros minutos, e criou as primeiras ocasiões, antes de o Chelsea desbloquear o marcador aos 23 minutos, num livre lateral de Óscar, em jeito de cruzamento remate, que enganou Fabianski. O Swansea não se deixou abater e forçou o empate aos 29 minutos: Courtois ainda fez um milagre para deter a cabeçada de Gomis, mas a dupla recarga de Ayew acabou por valer o golo do empate. Só que apenas 92 segundos mais tarde, aconteceu o tal lance afortunado para os «blues», com Willian a cruzar e a bola desviada a enganar Fabianski, pondo o Chelsea na liderança.

A boa exibição do Swansea voltou a dar frutos aos 53 minutos, quando um passe em profunidade de Shelvey permitiu a Gomis aparecer isolado na cara de Courtois. O guardião belga veio até ao limite da área e derrubou o francês, ficando a dúvida se o fez dentro ou fora da área. Dentro, considerou o árbitro, que expulsou o belga e assinalou grande penalidade, bem convertida por Gomis. Com um a menos (Mourinho retirou Oscar para lançar o guarda-redes suplente Begovic), o Chelsea sofreu com a personalizada exibição dos galeses, que nos últimos 15 minutos tiveram Éder em campo, para uma exibição muito positiva na estreia. Para o Chelsea, que lançou Falcao para o lado de Diego Costa, nos últimos dez minutos, o empate acaba por ser um desfecho aceitável, face às dificuldades criadas pelo visitante e também ao facto de ter jogado mais de 35 minutos com um homem a menos.

Ficha do jogo

CHELSEA: Courtois; Ivanovic, Cahill, Terry e Azpilicueta; Matic, Fabregas (Zouma, 76); Willian (Falcao, 84), Oscar (Begovic, 54), Hazard; Diego Costa.

SWANSEA: Fabianski; Naughton, Taylor, Williams, Fernandez; Sung-Yong Ki (Cork, 41), Shelvey; Ayew, Sigurdsson e Montero (Routledge, 71); Gomis (Éder, 79).

Marcadores: Oscar (23 min), Ayew (29 min), Federico Fernandez (30 min, pb), Gomis (55 gp)
Expulsão: Courtois (54 min).