José Mourinho é, ao lado de Pep Guardiola, o treinador com maior percentagem de vitórias da história da Liga espanhola, concluiu um estudo do Centro de Investigação, História e Estatística do futebol espanhol (CIHEFE) que considera Helenio Herrera o melhor técnico de sempre.



Os dados resultam de uma análise estatística aos resultados desde 1928, em função de vários parâmetros pré-definidos, que inclui o número jogos no banco, as vitórias, as médias de golos, sequências de vitórias e títulos, penalizando com perda de pontos treinadores que foram despromovidos.



Helenio Herrera, que conquistou quatro campeonatos em 15 épocas e dirigiu 358 jogos, somou a pontuação mais alta. O argentino, que em Espanha treinou Valladolid, At. Madrid, Málaga, D. Corunha, Sevilha e Barcelona, teve uma passagem pelo futebol português como treinador do Belenenses, em 1957/58.


Em segundo lugar ficou Miguel Muñoz, bicampeão europeu e nove vezes campeão de Espanha pelo Real Madrid, em terceiro Frederick Pentland, que treinou o At. Bilbao e o At. Madrid nos anos 20 e 30.


Mourinho, que treinou o Real Madrid entre 2010 e 2013, foi 14º na classificação global, liderando na percentagem de vitórias, com 76 por cento, valor igualado apenas por Pep Guardiola no Barcelona. O terceiro nesta categoria foi Johan Cruijjf, com 59 por cento.