O papa Francisco pediu esta terça-feira que os futebolistas sejam exemplo para os seus adeptos. O sumo pontífice esteve reunido com jogadores da Juventus e da Lazio, equipas que vão discutir a final da Taça de Itália.

«Considerando o fascínio e a influência que o futebol profissional tem sobre as pessoas, especialmente entre os jovens, tendes uma enorme responsabilidade», disse Francisco, considerando que «em cada competição, os jogadores devem dar provas de equilíbrio, de domínio de si próprios e de respeito pelas regras». Até porque «quem consegue dar provas disto torna-se um exemplo para os seus admiradores».

Confesso adepto de futebol, Francisco lamentou os episódios de violência que acontecem nos estádios e «perturbam os jogos e a sã diversão do público». No fim, o papa desejou um bom jogo às duas equipas. «Espero que consigais, naquilo que está ao vosso alcance, ajudar a que as manifestações desportivas sejam apenas isso, graças a um compromisso pessoal de todos», ambicionou.

Juventus e Lazio vão decidir a Taça de Itália na próxima quarta-feira. O jogo começa às 20h e realiza-se no Stadio Olimpico. A «Vecchia Signora», que venceu as duas edições anteriores da prova, procura a décima segunda conquista. Já a formação romana soma seis distinções, a última da quais em 2013.