Rafael Van der Vaart, internacional holandês que alinha nos dinamarqueses do Midtjylland por empréstimo do Betis, criticou a qualidade do futebol praticado naquele país.

Numa entrevista ao jornal Ekstra Bladet, O médio de 34 anos não teve papas na língua quando foi questionado sobre o que mais o tinha surpreendido na Dinamarca. «Parece que as pessoas não querem ir ao futebol. Há muitos estádio com capacidade para 10 mil pessoas, mas onde só estão 1.200. A Dinamarca é um país de futebol com uma Liga pujante, mas ninguém vai aos jogos. Noutros lugares onde joguei, os estádios estão cheios e aqui não. Isso é preocupante», disparou.

Van de Vaart considera que a fraca qualidade do futebol de algumas equipas (que apostam num jogo mais físico do que técnico) pode contribuir para o afastamento das pessoas dos estádios. E exemplificou. «No outono perdemos um jogo contra o Silkeborg e penso que nunca joguei contra uma equipa pior. Não é uma piada! Tivemos muitas oportunidades, mas eles é que ganharam», afirmou.

«Há uma grande diferença entre jogar um futebol mais físico ou mais técnico. Os jovens futebolistas da Dinamarca trabalham muito o físico quando deveriam melhorar antes a técnica e depois o resto. Eu, no Ajax, prestava mais atenção à técnica até aos 21 ou 22 anos. É uma diferença cultural. (...) Se vou ao estádio, o que quero ver é futebol. Talvez o que faça com que os adeptos não venham aos jogos seja a forma como se joga aqui», concluiu.