Leandro Paredes deixou a Argentina pela primeira vez em 2013, quando foi emprestado pelo Boca Juniors ao Chievo. Na época seguinte, em novo empréstimo, reforçou a Roma de Totti e De Rossi.
Dois anos mais tarde, no verão de 2016, – e após um terceiro empréstimo, desta feita ao Brescia – o médio reforçou em definitivo os “Giallorossi”.
Numa época em que os romanos garantiram a vice-liderança da Serie A, Paredes apaixonou-se pela zona sul da cidade, «a meio caminho entre a cidade e o mar», onde se concentram os adeptos de “La Maggica”. Ainda assim, no fim dessa temporada, o Zenit convenceu o argentino a novos desafios.
Seguiram-se cinco anos no PSG, um empréstimo à Juventus, e o regresso à cidade eterna, este verão.
«Quando eu parar de jogar irei morar em Roma. Já estava pensando nisso com minha esposa em 2017, quando saí, porque gostamos muito da cidade e das pessoas. O meu filho nasceu aqui e fala romano», revelou, em entrevista à DSports.
Mas, não saltemos etapas. Antes, Paredes, de 29 anos, ainda tenciona brilhar na Roma de José Mourinho e, um dia, regressar ao clube do coração: «Voltarei ao Boca, é algo que está claro na minha cabeça».
Homem de ideias esclarecidas, garante que o avançado argentino Pauo Dybala o irá acompanhar no regresso à La Bombonera, uma vez que também apoia o Boca Juniors e não quererá fazer a desfeita de representar o River Plate.
«Talvez o leve na minha mochila», brincou Paredes.
E sobre Mourinho, o que pensa o médio do “Special One”?
«Ele é um fenómeno, um treinador espetacular e uma pessoa incrível, muito direto e próximo dos jogadores. Ele deu-me muita confiança e estou grato por isso. Mourinho adora os argentinos e o futebol argentino. Alguém com a personalidade dele só pode ser torcedor do Boca», rematou Paredes.
Os “Giallorossi” disputam esta quinta-feira a última jornada da fase de grupos da Liga Europa, competição na qual já se qualificaram, pelo menos, para o play-off de acesso aos "oitavos".
Na Serie A, os romanos ocupam o 4.º lugar, com 25 pontos, menos 13 que o líder Inter Milão.