O Nápoles conquistou este sábado a Taça de Itália ao vencer na final, realizada no Olímpico de Roma, a Fiorentina por 3-1. Lorenzo Insigne, o jovem avançado de 22 anos, foi a figura da final ao apontar os dois primeiros golos da vitória napolitana: marcou aos 11 e aos 17 minutos.

O primeiro golo foi conseguido num excelente remate: após uma excelente assistência de Hamsik, Insigne soltou-se pela esquerda e finalizou de pé direito em arco, bem junto ao poste. Seis minutos depois, Higuaín foge pela direita, cruza, Insigne surge do outro lado a rematar, a bola desvia em Tomovic e bate Neto pela segunda vez.

A Fiorentina reagiu ainda na primeira parte, aos 28 minutos, quando o mesmo Tomovic lançou na frente, Ilicic isola Vargas com um toque de classe e o peruano finaliza também com classe, num remate de primeira de pé esquerdo que deixou Pepe Reina pregado ao chão.

Confira aqui a ficha do jogo

Na segunda parte a Fiorentina reagiu bem, o treinador Montella lançou Matiás Fernandez, Giuseppe Rossi e Matri, o que fez melhorar o futebol da equipa. Sobretudo depois da entrada e Matri, que esteve em duas excelentes ocasiões de golo: primeiro ao isolar Ilicic que, com tudo para marcar, atirou a rasar o poste, e depois ao rematar ele próprio também a rasar o poste.

Quando a Fiorentina já dava tudo pelo empate, estava completamente balanceada para o ataque e jogava praticamente com apenas dois defesas, numa jogada de contra-ataque, o espanhol Callejón entrou bem pelo meio e soltou Mertens, que rematou cruzado para a festa napolitana.

O Nápoles conquistou desta forma a Taça de Portugal que ficou marcada pela vergonha da violência. O jogo começou aliás mais tarde, depois de um bombeiro ter sido atingido por uma tocha dentro do estádio. O pior, porém, aconteceu fora do Olímpico de Roma.

Vários confrontos resultaram em dez feridos, um dos quais em estado muito grave. Um carro com dois apoiantes do Nápoles foram alvos de um emboscada de adeptos da Roma - que nem sequer jogava - e alvejados a tiro. Houve confrontos também entre adeptos do Nápoles e da Fiorentina, houve um autocarro atacado por adeptos da Fiorentina e houve problemas entre adeptos da Roma e a polícia.

Veja todos os golos do jogo:




Veja como foi a batalha campal antes do jogo:




Bombeiro ferido por tocha: