Antoine Griezmann continua a assumir-se num At. Madrid que está no topo em Espanha. No topo da Itália está o Inter, mas sempre a olha para trás e a Juventus já se mostra. Chicharito é destaque pelos muitos golos que marca, Lahm é destaque quando marca. O ténis de mesa volta a dar medalhas a Portugal e os campeões da NBA foram batidos. Confira os destaques do fim de semana do adeus de Rogério Ceni.

O At. Madrid de Griezmann
Os «colchoneros» apanharam o Barcelona na liderança da liga espanhola e com um golo de Antoine Griezmann a sentenciar o muito difícil triunfo sobre o Athletic Bilbao. Um grande golo por sinal. O Barça foi surpreendido em casa – como nesta edição destacamos pelo papel do português Miguel Cardoso – e cedeu o segundo empate seguido no campeonato (terceiro consecutivo em absoluto contando com a Liga dos Campeões) ficando nesta 15ª jornada da liga à mercê do Atlético. Os madrilenos sofreram, mas não cederam e ganharam mesmo os três pontos que deram a liderança partilhada. Com um golo de Saúl a igualar o marcador depois de começarem a perder. E com o golo de Griezmann – o melhor marcador da equipa no campeonato (oito golos) e na Champions (quatro) – que fez o 2-1 do triunfo; que ainda ficou mais valorizado pelos pontos ganhos ao Real Madrd derrotado posteriormente no terreno do Villarreal.



A luta entre Juve e Inter que já se sente
A liga italiana teve um líder isolado pela primeira vez à 3ª jornada: o Inter. Daí para cá, os milaneses ocuparam o primeiro lugar em mais seis jornadas – como acontece com a 16ª e última jogada (com termo nesta segunda-feira) – três vezes partilhando o primeiro lugar com a Fiorentina , líder isolado em mais duas rondas. Roma (em duas jornadas) e Nápoles (numa) forma os outros comandantes que a Serie A já teve nesta época. Com a tetracampeã Juventus a começar muito mal, mas cada vez mais próxima da frente enquanto os oponentes vão alternado entre si. Neste domingo, com 3-1 à Forentina, a Juve venceu um adversário direto no topo da classificação e – aproveitando a divisão de pontos entre Nápoles e Roma –já está a no acesso direto à Liga Europa passando os romanos e a apenas dois pontos de napolitanos e florentinos. E a seis pontos do primeiro lugar do Inter. A luta pelo título entre os dois clubes que dominaram o futebol italiano neste século já se sente e esse é o cenário mais previsível para a segunda metade do campeonato transalpino.



«Chicharito»
O Bayer Leverkusen colocou-se nos lugares europeus da Bundesliga com uma mão cheia de golos imposta ao adversário direto Borussia Mönchengladbach. Três dos cinco golos (sem resposta) foram marcados por Chicharito Hernández. O avançado mexicano do Bayern foi o jogador a conseguir um hat-trick neste fim de semana entre todos os cinco grandes campeonatos (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) e o português – sendo que algumas jornadas vão ser concluídas nesta segunda-feira. Na Alemanha, porém, a ronda 16 já ficou completa e o Bayer subiu do oitavo ao sexto lugar que já dá as eliminatórias de qualificação para a Liga Europa ficando somente a dois pontos do adversário vencido no sábado. Kiessling também esteve em destaque na equipa de Leverkusen com os outros dois golos do resultado, mas Chicarito foi mesmo o herói maior com três remates certeiros em 13 minutos.



Lahm
A qualidade de Philipp Lahm não é novidade. Um golo pelo polivalente ex-internacional alemão faz alguma notícia. O segundo golo do Bayern Munique sobre o Ingolstadt não foi decisivo para o triunfo (2-0). Mas é caso raro na carreira do defesa/médio de 32 anos. Em 12 anos consecutivos na equipa principal do Bayern, Lahm fez 457 jogos oficiais: marcou 14 golos. Pela seleção alemã, em dez anos, fez 113 partidas: marcou cinco golos. Não é pelos golos que Lahm é conhecido; é pelo que sempre foi jogando, mesmo sem marcar. Neste sábado, voltou a ser notícia por ter marcado, como não fazia... desde outubro de 2014.

Tiago Apolónia e João Monteiro
O ténis de mesa voltou a dar uma medalha a Portugal. Tiago Apolónia e João Monteiro conseguiram a prata no World Tour Grand Finals que decorreram neste fim de semana em Odivelas. A dupla portuguesa acabou por perder contra o par japonês na final do Masters da modalidade. Mas o ténis de mesa nacional voltou a subir ao pódio e num palco com os melhores do mundo depois de já ter trazido várias medalhas este ano entre os Campeonatos da Europa e os Jogos Europeus. A China voltou a demonstrar a sua superioridade na modalidade, especialmente com Ding Ning a ganhar o ouro em singulares e em pares femininos (com Zhu Yuling). Em singulares masculinos, o título foi para o nº1 mundial, Ma Long.
 
 

ITTF World Tour Grand FinalsApolónia/Monteiro 1-4 Oshima/MorizonoInfelizmente não conseguimos o desejado primeiro...

Publicado por Tiago Apolonia em  Sábado, 12 de Dezembro de 2015


Milwaukee Bucks
A equipa que vencesse os Golden State Warriors também ficaria da história da época 2015/16 da NBA. Os Milwaukee Bucks são essa equipa, pois travaram o melhor arranque de sempre na história do campeonato de basquetebol profissional dos Estados Unidos. Os campeões em título chegaram atá às 24 vitórias seguidas desde o começo do campeonato depois de terem batido o recorde às 16. O seu objetivo então era melhorar a marca até que alguém conseguisse pará-los. No horizonte dos Warriors estava a possibilidade da melhor série de triunfos na época regular, pois, com quatro vitórias trazidas da época passada, já iam em 28 – e estavam a cinco do recorde de 33 dos LA Lakers. Os Bucks travaram essa perspetiva ganhando por 108-95 – como em 1972 tinha sido a equipa de Milwaukee a parar a de Los Angeles. Mais do que apoiados numa estrela, os Bucks fizeram-se do seu conjunto para conseguirem bater os Warriors com cinco dos seus jogadores a obterem dois dígitos nos pontos marcados. Mas Greg Monroe acabou por ter o maior destaque com 28 pontos, onze ressaltos e cinco assistências.

Uma menção para Rogério Ceni
No final da semana já tínhamos lançado o ponto final anunciado na carreira de um mito que começou a ser construído há 18 anos. A despedida consumou-se na sexta-feira, como esperado e com festa condizente. Eas o guarda-redes com mais golos da história do futebol – 131 – não podia deixar de ter uma referência entre as figuras deste fim de semana.