Maria da Graça Meneghel, mais conhecida por Xuxa, a «rainha dos baixinhos», revelou ter sido vítima de abuso sexual até aos 13 anos, altura em que teve coragem para fugir da situação.

A confissão foi feita durante a rubrica «O Que Vi da Vida», do programa «Fantástico», da Rede Globo, no passado dia 20. «Abracei essas causas [em defesa das crianças] porque vivi isso na minha infância, na minha adolescência, até aos 13 anos. Pelo facto de ser muito grande, de chamar a atenção, fui abusada, sei o que é. Sei o que uma criança sente. A gente sente vergonha, a gente não quer falar sobre isso. A gente se sente culpada. Sempre achei que estava a fazer alguma coisa: ou era minha roupa ou era o que eu fazia que chamava a atenção, porque não foi uma pessoa, foram algumas pessoas que fizeram isso», contou, emocionada.

A famosa apresentadora brasileira contou ainda que, apesar do amor e do carinho da mãe, não teve coragem de lhe dizer o que se estava a passar. Mas que sempre esperou que a mãe interpretasse os seus silêncios e a sua tristeza. Xuxa afirma que há muitas coisas que não consegue recordar porque era muito nova, mas lembra-se do cheiro daqueles momentos maus: «Tinha cheiro de álcool, tinha cheiro de alguma coisa e eu não sei quem foi. E depois aconteceram muitas vezes. Parou aos 13 anos, quando eu consegui fugir. Tinha medo de dizer ao meu pai e ele achar que era eu que estava a fazer isso. Porque uma das vezes foi com o melhor amigo dele, que queria ser meu padrinho. Não podia contar à minha mãe porque, uma das vezes, também foi com um cara que ia casar-se com a minha avó, a mãe dela. Outra vez, um professor chegou e disse-me: `Não adianta você falar porque entre a palavra de um professor e a de um aluno eles vão acreditar no professor, não no aluno.` E, até hoje, se você me perguntar por que aconteceu comigo, ainda acho que foi por minha culpa», afirmou, com mágoa.

Na mesma entrevista, Xuxa falou dos seus grandes amores, o antigo futebolista Pelé, com quem namorou seis anos, e aquele que acredita ser a sua alma gémea: o falecido piloto de F1 Ayrton Senna: «A única pessoa com quem pensei realmente em casar-me foi com ele. Achei que iria reencontrá-lo [depois de terem terminado o namoro] e que a gente ia ficar junto», revelou.

A apresentadora falou ainda da proposta de casamento que recebeu dos assessores de Michael Jackson, de quem era fã e com quem privou em Neverland, o famoso rancho do rei da pop.

Aos 49 anos, Xuxa confessou sentir falta de ter um homem ao seu lado, que a aceite e a ame como ela é. E que entenda que o trabalho e a sua filha, Sasha, de quase 14 anos, fruto da relação que teve com o empresário e ator Luciano Szafir, são as suas grandes paixões.