O Youtube acaba de lançar um novo serviço denominado YouTube Direct. É a terceira tentativa para incentivar os cibernautas a investirem no jornalismo do cidadão.

Através deste serviço os editores podem ter acesso facilitado aos vídeos produzidos pelos utilizadores.

Por enquanto é um serviço gratuito, já que o objectivo do Youtube é fazer com que o trabalho dos utilizadores seja reconhecido pelas empresas de comunicação social.

O novo serviço oferece a possibilidade de os utilizadores ajudarem a transmitir informação em contextos de catástrofes naturais como por exemplo o tsunami de Dezembro de 2004.

Os cidadãos que vivem nas áreas atingidas por catástrofes, por exemplo, conseguem obter imagens muitos antes da chegada dos jornalistas. Por essa razão as gravações têm um alto valor testemunhal e podem despertar a atenção dos media.

Para que um vídeo submetido por esta via no YouTube seja publicado, os editores do site noticioso têm de aprová-lo previamente. O vídeo fica imediatamente disponível no YouTube acompanhado de um link para o website através do qual foi feito submetido.

Assim que existir interesse de um orgão de comunicação em determinado vídeo a empresa pode contactar o autor do vídeo para pedir mais informações sobre o material.

O YouTube entende que a abertura desta via amplia a visibilidade dos vídeos com uma vertente informativa que antes acabavam escondidos na avalanche de imagens que o site recebe. A cada minuto são inseridos 20 horas de vídeos.

Apresentado pela primeira vez em 2007 como um agregador de reportagens e vídeos de cariz político. Foi relançado em Abril deste ano.

O CitizenTube passa a ser tecnicamente suportado pela plataforma - YouTube Direct - que permitirá aos cidadãos inserir os seus vídeos e comentários directamente no YouTube através de um site noticioso.

O processo só será possível se o site em causa já estiver ligado a esta plataforma.